EtnoJazz do Oriente Médio: ouça “7 Days” de Arnan Raz

Compartilhe!

 

O aclamado saxofonista e compositor israelense Arnan Raz acaba de lançar “7 Days”, uma exploração sônica e rítmica através do Jazz, música afro-cubana e do Oriente Médio.

Como um saxofonista de Jazz, Raz se apresentou extensivamente nos locais de maior prestígio de Nova York (Brooklyn Ballroom, NY Philharmonic e outros) e alcançou popularidade mundial como membro do “The Side Project”, com turnês globais e dezenas de milhares de visualizações no Youtube, além de dois álbuns aclamados.

“7 Days” define o terreno para uma nova fase artística na arte de Raz, apoiando-se em suas raízes profundas no Jazz, enquanto as enriquece com influências étnicas inspiradas por encontros dos últimos anos. “Eu moro em Bushwick” diz Raz,“ um bairro de Nova York que abriga pessoas de todo o mundo. Como minha namorada e eu também viemos de diferentes países e origens, minha vida se tornou multicultural tanto pessoal quanto artisticamente, e tudo isso transparece em minha música. Este álbum celebra as diferentes inspirações geográficas e étnicas que tive a sorte de absorver durante os últimos anos da minha vida”.

Riqueza multicultural e multimusical

A banda de “7 Days” é outra expressão de internacionalidade: o saxofonista Eyal Hai (NY/Israel), o trompetista Hillel Salem (NY/Israel), os percussionistas Kofi Hunter (EUA) e Joel Mateo (Porto Rico), e o baixista Scott Colberg (EUA). O conjunto foi cuidadosamente montado por Raz, intencionalmente deixando de fora os instrumentos harmônicos, dando mais independência às linhas melódicas e deixando espaço para a improvisação sofisticada de Raz. “Tocar sem o suporte usual de um instrumento harmônico parece ‘nu’ da melhor maneira possível”, diz Raz. “É como brincar na natureza, sem qualquer proteção ou limites”. A adição de uma rica seção de percussão permite que as melodias voem livremente dentro da estrutura rítmica e criem uma atmosfera crua e groovy.

Este single é jazz, é latino e é cubano, é lindamente melódico e ao mesmo tempo irresistivelmente energético. Ouça e se deixe levar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *