Música da África #1: as novidades do continente africano

Plácido Vaz (Cabo Verde)
O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que se fundem ao pop, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.
O “Música da África” é nossa coluna que vai trazer a você toda essa grandiosa pluralidade. Além da coluna, temos também uma playlist no Spotify, a New Afrobeats, atualizada frequentemente! Dá o play e compartilha. 🙂
Martins Luv x Nigga Raw (Nigéria) – Chisom (Remix)
O artista em ascensão Martins Luv juntou-se à lenda nigeriana Mr Raw, um dos maiores expoentes dos ritmos Afrohighlife e Igbo rap. Essa versão de “Chimson” é um remix da canção de Martin Luv. Afropop com fortes elementos da música nigeriana.
Plácido Vaz (Cabo Verde) – Tudo Irmon
Cabo Verde é um dos (poucos) países do mundo que têm a língua portuguesa como idioma oficial. E é em português que o artista caboverdiano Plácido Vaz versa em sua “Tudo Irmon”. A canção é uma coladeira, gênero musical tradicional de Cabo Verde, dançante e alegre. A canção tem como a mensagem principal a paz, união e irmandade entre todos.
Gidz (República Democrática do Congo) – Medicine
O artista Gidz, oriundo da República Democrática do Congo, deixa sua mensagem com o single “Medicine”. Segundo ele, “O single foi criado nos momentos iniciais da pandemia. Essa era uma música para encher o mundo de esperança e também iluminar os humores sombrios com luz. Fiz essa música para fazer o mundo inteiro dançar e aliviar o estresse, por isso o nome ‘Medicine'”, explica Gidz.
Valtzino ft. Flex-B (Nigéria) – Sanction, Pt. 2
O nigeriano Valtzino (pronuncia-se “Valchino”) é um cantor, compositor, ator, promoter e produtor de conteúdo. A marca musical de Valtzino abrange afro-pop, jazz, RnB e soul, onde sua voz trilha caminhos suaves em direção aos ouvintes. Em “Sanction, Pt.2”, ele encontra o artista local Flex-B e criam juntos uma atmosfera pautada nos afrobeats contemporâneos.
Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!

Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
4 thoughts on “Música da África #1: as novidades do continente africano”