Música da África #4: novidades do continente africano

Mariaa Siga (Senegal)

Compartilhe!

 

O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que se fundem ao pop, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.

O “Música da África” é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana e toda essa grandiosa pluralidade. Dá o play!

Mariaa Siga (Senegal) – Weetay

Mariaa Siga é uma jovem artista de Casamance (Sul do Senegal). Compositora e intérprete, sempre habituada aos ritmos tradicionais da sua terra natal, sua curiosidade a fez descobrir novos estilos musicais, como blues ou jazz, e suas fusões com sons africanos.

Styles Green (Nigéria) – Coco

O artista nigeriano Styles Green apresenta seu single “Coco”, uma saborosa pegada rítmica entre o afropop e o afrofusion, falando de um grande amor que não foi correspondido. Dançante e envolvente.

Ngalah Oreyo x Chris mec (Quênia) x Labdi (Tajiquistão) x Robbe (Tanzânia) – Zanzibar

África e Ásia Central se encontram no dançante afrofusion/afrohouse “Zanzibar”. A canção, composta pelo artista residente em Nairóbi Ngalah Oreyo, celebra a bela ilha de Zanzibar, na África Oriental. Do sorriso de sua gente, dos deliciosos frutos do mar, do cheiro de especiarias em suas ruas e de suas praias de areia branca. Zanzibar, que apresenta os MC’s Labdi, Robbe e MC Chris Mec, é o primeiro single do próximo EP de Ngalah, “Mchuzi Mix”.

Dag Tenere (Niger) – Tihoussay Tenere

Dag Tenere (“filhos do deserto” na língua tamasheq) é uma banda de seis artistas tuaregues do Níger, Mali e Burkina Faso cuja música, fortemente influenciada pelo estilo “assouf” ou blues tuaregue, também aspira a promover e preservar a cultura e as tradições deste povo nômade do deserto do Saara, o “kel tamasheq”, cuja história remonta aos tempos antigos.

Anguesomo (Guiné Equatorial) – Mah Yem Wah

Anguesomo é uma artista independente da Guiné Equatorial, atualmente radicada em Maryland, Estados Unidos. Seu som é fortemente influenciado pela música global, e um exemplo é “Mah Yem Wah”, é uma faixa Afrofusion com um toque latino.

KNVL. (Quênia) x MOJVKI (África do Sul) x DJ Kwamzy (Gana) – Blacklivesmatter

O produtor queniano KNVL se juntou ao DJ ganense Kwamzy, de Londres, e ao produtor sul-africano MOJVKI no novo single BlackLivesMatter, uma celebração do som africano lançado como parte da compilação de terceiro aniversário do selo francês 99ginger, intitulada MÜGUU. O lançamento é uma fusão calorosa de influências culturais, pronta para a pista de dança, que se inclina para os gêneros afro house e amapiano (um híbrido de deep house, jazz e lounge music surgido na África do Sul) com percussão tribal.

Mr Trench (Nigéria) – Beautiful

Mr Trench é um jovem artista nigeriano em ascensão. Além da carreira solo, também atua com o grupo Power Circle Music e até agora lançou 2 EPs e alguns singles. “Beautiful” é um R&B que fala, a partir da perspectiva de Trench, sobre a real beleza de cada mulher, a beleza de ser quem se é, muito além dos padrões impostos pela sociedade.

 

 

Muito obrigada pela visita! Compartilhe essa lista com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no FacebookInstagram, Mixcloud e Spotify!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *