Música da África #6: novidades do continente africano

Kami Leonne (República Democrática do Congo)

Compartilhe!

 

O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que se fundem ao pop, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.

O “Música da África” é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana e toda essa grandiosa pluralidade. Dá o play!

Ms Forson (Gana) – Ruff Rider

Ms. Forson é uma musicista de Gana. O estilo envolvente da cantora atravessa o espectro do afrobeat, e sua jornada musical também abarca o AfroPop, AfroDancehall, Afrobeats e Hi-Life. “Ruff Rider” é um single potente, com uma batida dançante, que mostra por que Forson é uma das estrelas de Gana.

SAB (Cabo Verde) – Sô Bô K’Sabê

SAB é um projeto criado pelos irmãos caboverdianos Renato Monteiro (Renato Mont) e Carlos Monteiro (Danny Mont). Filhos de pais músicos, os irmãos contam com um vasto background musical. Iniciaram sua carreira musical em 2001. Em 2009 mudam-se para Portugal para estudar música, onde acabam por fazer parte, separadamente e juntos, de alguns projetos como Jimmy.P, Dino D’Santiago, Real Rockers, entre outros. Mais recentemente, criaram o projeto SAB, com uma onda mais pop music e que passa pela música caboverdiana, afro, soul, reggae e outros ritmos.

Bigmoneybeat (Nigéria) – Aje

Bigmoneybeat é produtor musical, compositor, artista de afrobeats e criador de conteúdo. Nasceu no estado de Edo, na Nigéria, e produziu discos de artistas locais como Durella, Ice Prince, Kelvin Cruzz e tantos outros. “Aje”, seu mais recente lançamento, é uma prece ao amor. “Aje”, em iorubá, fala do conceito da criação pelo viés espiritual – força originalmente feminina, mas que pode estar presente tanto em homens quanto mulheres.

Kami Leonne (República Democrática do Congo) – Like Yours

Kami Leonne é uma cantora/compositora congolesa que mistura melodias melancólicas com instrumentais temperados de trap. “Like Yours” faz parte do novo EP da artista, “No Use Seducing Time”. “Eu misturo diferentes idiomas em um moderno afrobeat instrumental. A faixa sobre como encontrar o amor e a felicidade tem uma vibração contagiante e edificante, sendo a trilha sonora perfeita para começar a nova temporada”, explica Kami.

DJ Flex (Gana) – Amaka

DJ Flex é um jovem produtor musical de Gana com fortes raízes culturais. Ele aspira, segundo ele mesmo diz, ser o DJ Khaled da África e do Caribe com sua música. Ele já colaborou com artistas como Stanley Enow, Davido, Toofan e muitos mais. Acumula passagens por “So You Think You Can Dance”, “America’s Best Dance Crew” e o programa online de sucesso Boiler Room. Sua motivação e sua arte continuam a prosperar devido ao apoio daqueles ao seu redor e de seu público mundial. “Amaka” é seu mais recente lançamento, com uma vibe dançante e contagiante.

Arielle Diba (Camarões) – So Good To Me

Nascida em Camarões e radicada em Paris, Arielle Diba é uma artista cuja voz cálida e singular alcança o coração e encanta a mente. Sua música traz os traços de suas viagens e de sua cultura dual em um rico repertório que combina Soul, Afrobeat, Hip Hop e Gospel. Força, potência, esperança, alegria e afeto em forma de som.

 

 

Muito obrigada pela visita! Compartilhe essa lista com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no FacebookInstagram, Mixcloud e Spotify!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *