Música da África #7: novidades do continente africano
O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que vão pra pista de dança, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.
O “Música da África” é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana e toda essa grandiosa pluralidade. Dá o play!
Toya Delazy (África do Sul) – Resurrection
Toya Delazy é uma artista ousada e visionária, oferecendo um som verdadeiramente do século 21 que vem de sua herança sul-africana, enquanto permanece firmemente enraizada na identidade cultural e sonora de sua cidade natal adotada, Londres. Ela é uma real princesa Zulu, bisneta da Princesa Magogo. Livre das limitações do gênero, Toya opera no espaço entre afrorave, grime e hip-hop, sintetizando suas influências em uma estética diversa que transcende as fronteiras artísticas e geográficas.
Prince Ayon feat Orion Jaeb (Camarões) – Sèkèlè
Mais som de pista, e de primeira! Prince Ayon é um cantor, compositor e modelo camaronês, que na dançante “Sèkèlè” encontra o artista afropop Orion Jaeb. “Sèkèlè” significa “dançar” na língua Douala, de um grupo étnico dos Camarões. A música fala do bom humor e da dança como forma de fugir dos problemas do cotidiano.
Mazy x Fortu (Nigéria) – Jeje
“Jeje” é uma música com alma, romântica e também cheia de energia. O produtor e artista Mazy explica sobre a sua canção em parceria com Fortu. “Trata-se de mostrar apreço a uma mulher especial, prometendo, portanto, mantê-la bem nos bons e maus momentos. Que melhor maneira há de celebrar uma conexão rara e forte do que com uma canção lúdica com profundo significado, embalada de uma maneira alegre e magnífica?”, diz.
Assal Cobra ft. Village Boy Prince (Serra Leoa) – Wine Pon
VillageBoyPrince é um artista de afrobeats de Serra Leoa, que atualmente reside em Los Angeles, Califórnia. É de LA que vem sua parceria nesse single, “Wine Pon”: a artista Assal Cobra. Assal é especializada na criação de música com toques de melodias exóticas, percussão do Oriente Médio, Afrobeat picante e elementos do Trap, resultando em experiências sonoras bastante diferenciadas.
Donia Touglo (Togo) x DJ Soulbase – Zande
Nascida na África Ocidental, crescida na Alemanha em uma jornada de descoberta além do tempo e espaço, estrelas e dimensões. A artista Donia Touglo é uma cidadã do mundo, um ser multidimensional que está fazendo suas experiências terrenas aqui com a Mãe Terra e com seus ouvintes. “Soul infused Word Jam”: esta é uma das maneiras como ela descreve sua música e arte diversa. Em “Zande”, ela se une ao DJ norueguês Soulbase, resultando em um saboroso e envolvente afrodeephouse.
Mr PRO (Nigéria) – Fulanization
O nigeriano Mr PRO faz uma conexão musical histórica e contemporânea em “Fulanization”. Ao ritmo do reggae, ele trata da invasão das terras pelos Fulani na Nigéria. Com o crescimento demográfico vertiginoso da Nigéria no século XX e a expansão urbana, industrial e agrícola, a terra se tornou cada vez mais cobiçada. Os fulani, grupo que vem tomando conta de várias regiões da África, vêm de um grupo pastoral semi-nômade envolvido em um conflito com comunidades agrícolas. Os Fulas vivem em pelo menos sete países da África Ocidental e são uma tribo de mais de 20 milhões de pessoas.
Crownz (Camarões) – Break the Silence
O single “Break The Silence” faz parte do EP “The Boy”, do jovem artista Crownz. A obra fala de uma perspectiva muito pessoal de suas lutas de vida como artista em Camarões. Este projeto tem um estilo de música mais diversificado, indo além do hip hop presentes nos seus últimos três singles, produzidos pelo produtor Jayon OTB.
Lord VeeJay (Nigéria) – Sweet Bad Habit
“Sweet Bad Habit” é uma música otimista que fala sobre as emoções que um amante experimenta com seu interesse amoroso. Lord VeeJay canta sobre como ele é viciado na outra pessoa, em uma melodia que flui para revelar a montanha-russa de sentimentos que seu interesse amoroso lhe traz. É uma canção, segundo o artista, com uma vibração espiritual, que faz você ouvir e se divertir.
Muito obrigada pela visita! Compartilhe essa lista com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.