OutraGalera: confira o álbum de estreia “Original Fortal” na potência do reggae cearense

Compartilhe!

 

“Original Fortal” é o álbum de estreia da OutraGalera, banda formada por Caiô (vocal e guitarra) Agno Cesar (Agê – teclado e trompete) Glauber Alves (Baixo) e Beto Gibbs (Bateria).

As 10 faixas de “Original Fortal” trazem composições influenciadas pelo Reggae, pelo Dub e pelo Hip Hop, além da forte influência da cultura urbana de Fortaleza, Ceará, cidade onde vivem seus integrantes e onde foi gravado o videoclipe de “Dub da Tapioca” (saiba mais aqui). A música foi indicada ao Prêmio Dynamite da Música Brasileira na categoria Lançamento Reggae.

“Fortaleza (chamada também de Fortal) é frequentemente apontada como a segunda capital mais perigosa do Brasil, e também o segundo destino turístico mais procurado do país, refletindo nas composições do ‘Original Fortal’ no contexto de referências dos membros, nas suas letras e na sua sonoridade. O trabalho mostra o paralelo presente nas grandes capitais e sua população, sobretudo a juventude negra, que vive entre o caos de Fortal e as belezas locais”, explica a banda.

Equipe em “Original Fortal”

O trabalho tem produção musical do baterista Beto Gibbs (ex-Saulo Duarte e a Unidade) junto com os demais integrantes da OutraGalera (Caiô, Agê e Glauber Alves). As edições foram feitas por Théo Fonseca, e a engenharia de áudio ficou por conta de Rami Freitas nas gravações e Klaus Sena na Mixagem e masterização.

Na equipe visual do “Original Fortal” estão presentes nomes como Ágatha Creston, Fluxo Marginal, Lucas Calisto, Payasso e Tainá Cavalcante, com materiais que vão de artes, fotografias, vídeos, visualizers, etc, apostando nessa união de narrativas em comum para a composição de uma identidade visual que pintou a capital cearense como cenário.

Original Fortal tem participação da cantora Luiza Nobel na música “Dub da Vovó” (onde divide o vocal principal com Caiô). A faixa “Eu e Eu”, do paraibano Sacal, ganha um remix livremente inspirado na obra já consagrada nas pistas do Brasil no ritmo do Dancehall.

Ainda na faixa “Eu & Eu” a OutraGalera a participação do artista sonoro cearense Eric Barbosa, tocando percussões com Rami Freitas, que gravou os instrumentos de percussão do disco inteiro. Os samples e scratchs foram feitos pelo Dj Kerensky Barata e a música “Alegria Amarela” contou com a participação do saxofonista Gean Duarte.

O lançamento sai em parceria com o selo Pipa Music (SP), que já lançou álbuns e singles que flertam com a cena do reggae nacional e internacional, nomes como Neguedmundo (RN) Alex Tea (EUA/RUS) e também Renata Canim, Aton Dub e outros.

O álbum sai após mais de um ano e meio do início das gravações por conta dos impactos da pandemia, contando com uma verdadeira rede de apoio para que a conclusão fosse possível.

O trabalho vem destacar a força da música independente do Ceará, que vive um movimento de projeção do nome do estado dentro do circuito da música brasileira, sobretudo a que é feita por jovens negres das periferias do estado.

 

Muito obrigada pela visita! Se gostou, comente aqui embaixo, conte o que achou. Aproveite e compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no FacebookInstagram, Mixcloud e Spotify! 🙌🎶

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *