Kenya Eugene lança “Bun It” e celebra a força feminina no reggae das Ilhas Virgens
Vem das Ilhas Virgens a potência da artista Kenya Eugene, que acaba de lançar seu mais novo single, “Bun It”. O novo single é o primeiro lançamento de seu LP “Color Me Reggae”, uma colaboração entre Kenya e HouseOfBambu (Bambu Station).
Kenya cresceu cercada por música: é irmã da cantora Dezarie.
A história por trás do single
“Eu escolhi o nome do single em homenagem ao termo mais popular/familiar de Labour Riot em St.Croix U.S.V.I., que é ‘the Fire Burn’. ‘Bun it’ é um derivado da gíria que usamos no Caribe que significa explodir ou tornar conhecida sua desaprovação do status quo.”
A história também se conecta ao motim de trabalhadores conhecido como “The Fire Burn”, que começou em Frederiksted – também conhecido como “Freedom City” – onde Kenya nasceu e foi criada em St. Croix.
“‘The Fire Burn’ foi o resultado dos maus tratos do governo dinamarquês e das práticas trabalhistas injustas impostas aos trabalhadores afrodescendentes após o fim da escravidão nas Ilhas Virgens. Os trabalhadores protestaram contra o governo e sua retaliação se tornou um motim que durou uma semana. Muitos se organizaram e participaram. As mais notavelmente reconhecidas na história foram quatro manifestantes femininas, apelidadas de Fire Burn Queens”, explica a artista.
“Bun It” retrata a força dos habitantes das Ilhas Virgens, mas mais especificamente um conjunto especial de mulheres que desempenharam papéis de liderança nos atos de resistência. Como muitos, elas estavam cansadas das leis trabalhistas injustas impostas pelo governo dinamarquês nas Ilhas Virgens e fizeram algo a respeito.
“O single incorpora e celebra a força das mulheres ao longo da história. Esta mensagem geral é representativa de muitas coisas, incluindo um nível de reflexão e consciência. Tem vários significados e fala a cada ouvinte de maneira diferente com base em suas experiências”, conclui Kenya.
Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.