Radar African Beats #23: novidades do continente africano
A Radar African Beats é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana. Rap, blues, soul, R&B, afrobeats, afropop e muito mais!
Dá o play nas novidades da semana!
Prince Ayon ft Cysoul – Si t’es Vex
Nascido em Yaoundé, capital de Camarões, Prince Ayon (ayon em kolo/ewondo significa “tribo”) é um cantor e compositor franco-camaronês em ascensão, e que em seu mais novo single, “Si t’es Vex”, encontra outra estrela camaronesa em crescimento, Cysoul. Afro beats, french hip hop e muita elegância musical reunidos na faixa. Bela track!
Mr Jayvic – Demon Chasing Me
Um louvor a Deus. Assim é “Demon Chasing Me”, conscious afrobeat do nigeriano Mr Jayvic, que traz um clipe impactante e uma musicalidade de alta qualidade. “Eu acredito que a espiritualidade sustenta tudo. Quero educar a juventude sobre demônios e seus efeitos na vida cotidiana. Essa canção tem um significado mais profundo do que as pessoas acreditam. Todos nós temos hábitos e pensamentos e esses podem ser seus anjos ou demônios”, explica o cantor.
Zinny – Ginjah
A cantora nigeriana Zinny explica o que é “Ginjah”: “Ginjah é uma palavra popular no jargão nigeriano de “Pidgin english”. Significa simplesmente uma vibração ou energia e, neste caso, é sobre amor. Essa música é sobre quando outra pessoa lhe dá boas sensações e você está simplesmente apaixonado por ela”, conta a artista.
Kenza Blanka – Taking me There
A britânica-marroquina Kenza Blanka trabalha atualmente em seu próximo álbum, em que busca mesclar sonoridades tradicionais e tribais Berber com música árabe e afro, trazendo um toque do Reino Unido. Em “Taking me There”, Kenza traz sua voz singular em um ritmo pop com elementos marroquinos, super dançante.
Tofa Boy – Muda
Christopher Anton, também conhecido como Tofa Boy, é um músico multidisciplinar do norte de Zanzibar. Cantor e compositor, faz música há quase dez anos, firmando seu som com flauta, violão, ukulele, violino, gaita, saxofone e tocando Smooth Jazz, Afro e Mcharu beat – só para citar alguns. Conta histórias sobre a vida cotidiana africana, como na ótima “Muda”.
Lunal – Afro-Latino
O cantor franco-camaronês de origens latinas Lunal combina ritmos africanos e pop com maestria. O que o artista nomeia como “Reggaeton Afro” ou “Latinized Afrobeat”, reúne elementos diversos em sua concepção: atmosfera festiva, coreografia, bandeiras do México, Brasil, Colômbia, Espanha, e muito mais no videoclipe de “Afro-Latino”, que evoca valores como unidade, liberdade e igualdade.
Muito obrigada pela visita! Se gostou, comente aqui embaixo, conte o que achou. Aproveite e compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
1 thought on “Radar African Beats #23: novidades do continente africano”