Música da África #11: novidades do continente africano

Sonia Aimy

Compartilhe!

 

O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que vão pra pista de dança, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.

Música da África é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana e toda essa grandiosa pluralidade. Dá o play!

Aramide ft. Boybreed (Nigéria) – Down for You

Aramide é uma premiada artista nigeriana de Afro-Soul/Jazz, que descobriu o talento do canto e da escrita na adolescência e decidiu cultivá-lo. A artista canta sobre amor, traição, amizade, confiança e as alegrias e dores que acompanham a feminilidade. Em “Down for You”, ela encontra a dupla nigeriana de gêmeos Boybreed, entregando aos ouvintes um belíssimo neoafrosoul contagiante e envolvente.

aRtJaY x SK Supreme (África do Sul) – Here’s to Yours

“Here´s to Yours”, de aRtJaY e SK Supreme, é uma carta para quem está em conflito, preocupado e duvidando de sua capacidade de atingir o potencial que nunca sonhou ser possível. É um estímulo para transpor as barreiras e encontrar a beleza na derrota enquanto lutamos por mais um dia.

Sonia Aimy – Salaam Alaikum Baba

A cantora, compositora, atriz e ativista ítalo-nigeriana Sonia Aimy é um belo retrato da música contemporânea africana. Seu som combina afro-jazz, afrobeat, highlife e tradição griot africana de chamada e resposta, em performances fluidas e virtuosas. A canção em árabe/francês/inglês “Salaam Alaikum Baba” faz parte de seu próximo álbum, “Reconnect”. “Crescemos na Nigéria cantando canções muçulmanas, pois a Nigéria é um país formado por muçulmanos, cristãos e espiritualismo africano”, explica Sonia.

The.wav (Tanzânia) – RIP OLD DAD

O tanzaniano The.wav lançou “RIP OLD DAD”, integrante da série Diamond in the Trenches. “RIP OLD DAD” é sobre deixar ir quem acreditamos que nossos pais sejam – mais especificamente, Gregory Stutzer está falando sobre seu pai. Ele diz que “cerca de um ano atrás, meu pai revelou-se gay para minha família. Naquele momento, minha percepção dele mudou. Tive que aprender a amá-lo pelo que ele era, não pelo que eu queria que ele fosse. Durante a criação desta canção, experimentei um episódio maníaco no qual sofri uma convulsão. Como homem africano, é tabu discutir a saúde mental. Estou quebrando meu silêncio com esta música na esperança de libertar mais pessoas como meu pai.”

Kenah (Nigéria) – Control

A nigeriana Kenah lança a encantadora e quase terapêutica “Control”, música repleta de melodias que envolvem em uma energia positiva e vibrante. Batidas percussivas profundas mesclam-se a uma elegância única, marcando a presença da artista na nova cena afrobeat.

 

Muito obrigada pela visita! Compartilhe essa lista com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no FacebookInstagram, Mixcloud e Spotify!

2 thoughts on “Música da África #11: novidades do continente africano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *