Natiruts se une ao movimento mundial “Salve o Solo”

Alexandre Carlo e Luís Mauricio, por Thais Mallon

Compartilhe!

 

A Natiruts se uniu a Sadhguru e ao movimento “Salve o Solo”. A banda, que é conhecida e respeitada em todo o mundo, com grande influência na América do Sul, e que movimenta mais de 9 milhões de fãs em suas redes sociais, já é famosa por abraçar causas ambientais.

Seu alcance, além da retórica em prol da natureza, são grandes ferramentas para ajudar o “Salve o Solo” a espalhar a mensagem em seu país. A banda brasiliense se junta ao rol de apoiadores do projeto, junto a nomes como: Sua Santidade o Dalai Lama, Will.I.am, Deepak Chopra, Tom Brady, Maria Helena Semedo, Maluma, Juhi Chawla, Tony Robbins e outros.

O nosso solo está se extinguindo, virando areia. A mensagem alarmante vem do maior movimento ecológico do mundo: “Salve o Solo” que é uma iniciativa da fundação Conscious Planet (Planeta Consciente) para mobilizar as pessoas e os governos de todas as nações a estabelecer políticas duradouras de revitalização do solo e da ecologia.

O projeto foi lançado em 1998 pelo indiano Sadhguru, um yogi, escritor e palestrante assíduo no Fórum Econômico Mundial e em agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua luta também já foi tema em palestras para: TED, Google, Microsoft, Global Citizen Live, World Bank, MIT, Harvard e Oxford.

Entre março e junho de 2022, Sadhguru percorreu 30.000 km, numa jornada de 100 dias, partindo do Reino Unido, passando pela Europa e pelo Oriente Médio, até chegar à Índia. Ao longo do caminho, reuniu-se com líderes mundiais e meios de comunicação, inspirando e alertando pelo menos 3,5 bilhões de pessoas, incentivando-as a conduzir mudanças nas políticas nacionais que levem ao aumento da concentração de matéria orgânica do solo.

“Não importa quanta riqueza, educação e dinheiro nós temos, os nossos filhos não poderão viver bem a menos que restauremos o solo e a água”, afirma Sadhguru. “Cuidar do meio ambiente não é uma obrigação, ele é a nossa vida”,  finaliza.

Natiruts x Ativismo Ambiental 

Preservação da natureza é um tema que acompanha a Natiruts desde o início. A banda foi fundada em Brasília, em 1996, por Alexandre Carlo que, na época, era estudante e fiel frequentador dos paraísos naturais locais, como a Chapada dos Veadeiros. 

A retórica de positividade, solidariedade e cuidado com o meio ambiente transcende as composições e se faz presente em ações concretas. Em 2015, a Natiruts realizou uma campanha com o Instituto Mais Cerrado em prol da recuperação das nascentes localizadas no Bioma e para fazer um contraponto ao ritmo de devastação no Cerrado.

A banda não se cala perante as queimadas ilegais que acontecem no país, sempre se posicionando a favor da natureza (assim como seus milhões de fãs). Em 5 de junho de 2021, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promoveu o evento “Amazônia, resistência pela vida”, com a presença de personalidades sintonizadas com o tema, como Alexandre Carlo.

 Em março de 2022, o videoclipe da música “De Tanto Sol” (feat. Melim) foi o primeiro clipe Carbono Neutro do mundo. Ou seja, as emissões de carbono geradas com a produção do vídeo foram compensadas com ações que evitam o desmatamento e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa. Em parceria com a Carbonext, a Natiruts deixou de emitir 2,1 toneladas de CO2 na atmosfera e preservou 10 árvores de 30 anos na Floresta Amazônica. A produção do clipe ainda contribuiu com a economia local, já que a maior parte da renda gerada com a comercialização dos créditos de carbono fica para o desenvolvimento da população local.

Em 2022, a turnê “Good Vibration” conta com a compensação das emissões de carbono de alguns dos shows, também em parceria com a Carbonext, pioneira neste mercado com seus projetos REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). 

1 thought on “Natiruts se une ao movimento mundial “Salve o Solo”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *