Ouça “In The Shell”, novo álbum de Paolo Baldini DubFiles

Compartilhe!

.

In The Shell é o novo álbum de Paolo Baldini DubFiles, o terceiro trabalho solo do produtor italiano. Ao contrário dos álbuns anteriores, em que o foco estava na pós-produção, na tradição jamaicana da escola de dub, desta vez o ponto de partida da criação de batidas é um trabalho de composição original, “uma folha de papel em branco” na qual se escreve e desenvolve cada faixa.

O núcleo central da produção e da composição está enraizado na construção, em estúdio, dos instrumentais principais. Só mais tarde Baldini se esforçou para criar colaborações com artistas internacionais como Kabaka Pyramid, Anthony B, Queen Omega, Mellow Mood, Jules I, Supahfly, Lasai, Andrew I, Forelock, KG Man, Minori e Zacky Man.

Um elemento comum em todas as faixas do álbum é o uso de uma série de sons étnicos e samples, gravados e arquivados por Paolo Baldini durante suas inúmeras viagens à África. Lá, ele realizou trabalhos de produção e pós-produção eletrônica, os pilares de sua estética. O vínculo pessoal e emocional que o levou a visitar a África subsaariana e, em particular, o Senegal, deu a Baldini uma visão privilegiada dos contextos cotidianos onde ele gravou os samples originais.

O novo trabalho de Paolo celebra essa visão “híbrida” – entre um mergulho na música negra, por meio de seus componentes eletrônicos, e a criação de batidas iniciadas a partir do desenvolvimento desses samples. As duas vertentes narrativas do álbum se entrelaçam, se misturam e se alternam, dando origem aos padrões sonoros e rítmicos que são a espinha dorsal do disco.

O disco é, portanto, uma espécie de mapa através do qual Paolo Baldini faz sua jornada como produtor. Este trabalho chega oito anos depois de At Song Embassy, Papine, Kingston 6, um álbum/documentário gravado na Jamaica em 2015. Nesse meio tempo, Baldini esteve envolvido em uma intensa turnê que o levou a se apresentar pela Europa, Estados Unidos e América Latina. Nesse período, ele também trabalhou como produtor para artistas como Mellow Mood, L.A.B., Forelock, Noiseshaper, Dubblestandart, Tre Allegri Ragazzi Morti, Jovanotti, Vasco Brondi e selos históricos de música reggae, como Pressure Sounds e Echo Beach.

In The Shell foi lançado pelo selo La Tempesta Dub e está disponível em vinil, CD e nas plataformas digitais.

Ouça:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *