“Os Sons do Pensamento”: Sesc 24 de Maio traz websérie com o cantor, compositor e filósofo Tiganá Santana
O Sesc 24 de Maio traz, em seu canal de YouTube, a websérie Os Sons do Pensamento, com o músico, compositor e filósofo Tiganá Santana, apresentando ao público as sonoridades, filosofia e modos de estar no mundo a partir de seus álbuns gravados ao longo da década de 2010.
Os discos, inclusive, intitulam os episódios desta série proposta com base na música-filosofia do artista. Os primeiros episódios, já disponíveis no canal de Youtube do Sesc 24 de Maio, contam com a exibição dos álbuns “Maçalê” (você é um com a sua essência) e “The invention of the colour/A invenção da cor”, centrando-se em referências culturais e existenciais, a exemplo, por cosmologias bantu-africanas e iorubanas ao Brasil.
“Podemos aprender um mundo com as diversas filosofias africanas, que estão baseadas em um pensar que inclui uma prática e um comportamento e, em muitos desses pensares, há um senso de comunidade que é absolutamente fundamental”, cita o artista sobre Maçalê, primeiro álbum na história fonográfica do Brasil em que um autor apresenta suas canções em línguas africanas.
No segundo episódio, The invention of the colour/A invenção da cor, o artista segue com suas leituras sobre ancestralidade, conduzidas pela sonoridade de um instrumento cujo timbre ele mesmo concebeu, o violão-tambor. Aqui, foca-se na própria ação criativa. Questões sobre o processo criativo e o não saber sobre ele de modo total estarão entre os temas.
No terceiro episódio, que vai ao ar dia 10/08, o artista apresenta o álbum Tempo & Magma, da ponte estético-musical que estabeleceu com países da África Ocidental, tendo experimentado uma residência artística de quatro meses no Senegal, promovida pela UNESCO. Do Brasil, participaram do referido álbum duplo a cantora Céu e a escritora, pensadora e membro da Academia de Letras da Bahia – falecida, em 2018 aos 93 anos, Mãe Stella de Oxossi.
O quarto e último episódio, que estreia em 17/08, traz à cena os álbuns Vida-Código e Milagres, ambos lançados em 2020, sendo o primeiro eleito um dos melhores álbuns lançados em todo o mundo pelo jornal francês “Le Monde”. O trabalho marca o retorno de Tiganá Santana à sua terra nativa para gravar um álbum. Em Milagres, a obra é uma releitura do emblemático álbum “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento, lançado originalmente em 1973, tendo
todas as suas letras censuradas.
Após as exibições, a websérie ficará disponível na playlist “Os Sons do Pensamento”, no canal de YouTube do Sesc 24 de Maio.
Muito obrigada pela visita! Se gostou, comente aqui embaixo, conte o que achou. Aproveite e compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.