Música da África #15: novidades do continente africano

S.O.

Compartilhe!

 

O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que vão pra pista de dança, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.

Música da África é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana e toda essa grandiosa pluralidade. Dá o play!

 

S.O. (Nigéria) – Prosper

Afrobeat belíssimo que abre o novo álbum do artista nigeriano S.O., “Larry Ginni Crescent”, “Prosper” é uma homenagem à memória da avó do artista, que faleceu em 2020 por consequência da Covid-19. O artista cita o versículo bíblico popular que diz: “nenhuma arma forjada contra mim prosperará”. Seguindo o sucesso de seu último álbum, “Augustine’s Legacy”, que foi dedicado ao seu falecido pai e seu primeiro filho, S.O. volta às suas raízes africanas com seu novo EP, traçando passos de volta à sua cidade natal na Nigéria, onde ele nasceu e foi criado. O novo projeto recebeu nostalgicamente o nome da rua em Lagos, Nigéria, em que S.O. viveu quando criança, chamada Larry Ginni Crescent.

Black Isco x Tawanda x Bagpac (Malauí) – Dream (So Fresh, So Clean)

Francis Chanthunya, mais conhecido como Black Isco, é um rapper, produtor musical, escritor, empresário e defensor da comunidade de Blantyre, no Malauí. Junto com Tawanda e Bagpac, Black Isco canta em “Dream” sobre ter fé em si mesmo.  “Esta música foi escrita em celebração ao cumprimento das promessas feitas a nós mesmos; que abriríamos caminhos para nós mesmos, não importa o quão difícil seja. Agora estamos testemunhando o fruto de nosso trabalho”, descreve o produtor.

R Mixy x Afro Sound Machine – Giving

“Giving” é o mais recente single do artista nigeriano de Afro Pop R Mixy junto com Afro Sound Machine. Esta faixa Afropop/Afrobeats é repleta de vibrações descontraídas, mas com uma importante e profunda mensagem ao mesmo tempo, promovendo a reflexão sobre a necessidade de todos nós sermos mais generosos em nossas vidas. “Quanto mais você dá, mais você recebe”, é o refrão que se repete. Se o mundo pode usar qualquer coisa durante esses tempos difíceis, é mais desse espírito inspirador.

Soch – 247

O nigeriano Soch (Sochima Eze) transita, em seus trabalhos, entre os afrobeats, o dancehall e o hip hop. “247” é o seu mais recente single, que explora o tema da paciência e recompensa por meio de uma saborosa melodia atemporal e inspiradora.

Nda Chi – Amassa

O camaronês Nda Chi aborda na emocionante “Amassa” um tema importantíssimo e necessário, que é a violência doméstica contra as mulheres. Ele explica: “Esta é uma música sobre a violência contra as mulheres, especialmente a violência doméstica, e seu imenso impacto nas crianças, às vezes esquecido ou despercebido”.

Sfmza – Star Cruiser

O cantor-compositor e produtor da Cidade do Cabo, África do Sul, Sfmza, traz um belíssimo e moderno alt R&B para os ouvintes com “Star Cruisier”, single integrante de seu EP “Moon Rocks”. “Sou um romântico incurável”, explica o artista.

Yazeee Jiri – Happiness (feat. Dinma)

O  produtor nigeriano Yazeee Jiri se encontra com a cantora Dinma na faixa “Happiness”, um riddim africano com uma mistura doce e delicada de vocais soul, que se somam à batida do amapiano. “Isso nos lembra que a felicidade é gratuita e nossa felicidade está apenas dentro de nós”, explica Yazeee.

JO-EL SII – Who Am I (Intro)

Vem de Gana o delicioso som de JO-EL SII, “Who Am I”, via DKA Money Music. Joel Fofie, profissionalmente conhecido como JO-EL SII, é um cantor/compositor de Afrobeat e Highlife contratado pela DKA Money Music. Ele é natural da cidade de Accra, em Gana, onde expressa seus talentos musicais/líricos através do seu amor pela música desde a infância. Inspirado por artistas lendários, como Daassebre Dwamena, Kojo Antwi e outros, JO-EL Sii aspira abrir um nicho para sua marca e fãs em todo o mundo.

ACEBERGTM – Bella

Ikechukwu Okoronkwo, conhecido por seu nome artístico Acebergtm, é um artista nascido em Lagos, Nigéria, e foi traçando desde a infância o caminho para seu próprio som. Aos 15 anos, ele começou a compor. “Bella” é seu mais novo single, e fala das agruras, aventuras, tragédias e dores de um novo amor.

 

 

Muito obrigada pela visita! Compartilhe essa lista com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no FacebookInstagram, Mixcloud e Spotify!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *