My Analog Journal: 13 episódios dedicados ao reggae, lovers rock, dub e dancehall pra você dar o play
.
O MAJ (também conhecido como My Analog Journal) é um canal do YouTube que faz a curadoria semanal de sets exclusivos em vinil, com DJs e colecionadores do mundo todo. Cada set, com duração média de 40 minutos, e gravado nos estúdios do canal em Londres, Inglaterra, se concentra em um determinado gênero, país ou região, época ou simplesmente em uma ideia ou um tema. O canal foi iniciado no final de 2017 por Zag Erlat – produtor musical, cineasta, colecionador de discos, DJ e apresentador do canal MAJ no YouTube, nascido em Istambul e radicado em Londres.
Com centenas de episódios disponíveis dos mais diversos gêneros musicais, reunimos a seguir 13 sets para apaixonados por reggae, dub, dancehall e lovers rock – incluindo um set 100% reggae e dub Brasil de Dani Pimenta, editora e criadora do Groovin Mood. Confira!
1) From Roots Reggae to Dancehall Ragga: A Musical Odyssey with Last Of The Lions
Os irmãos Ruinz Ason e JFlames, conhecidos como “Last Of The Lions”, não são apenas DJs de vinil habilidosos, mas também artistas e produtores talentosos. Vindos do sudeste de Londres, essa dupla dinâmica incorpora a essência do reggae e do dancehall. Criados por músicos de reggae rastafári, sua educação lhes infundiu um profundo amor e respeito pelo gênero. Como artistas e produtores, eles canalizam sua paixão na criação de músicas autênticas e cheias de alma que atingem o público em todo o mundo. Dos ritmos comoventes do roots reggae da era de ouro dos anos 70 às batidas contagiantes das origens do dancehall nos anos 80 e 90, esse DJ set celebra o legado do reggae jamaicano e britânico.
2) Brazilian Dub and Reggae with Dani Pimenta
Dani Pimenta é uma pesquisadora musical, DJ, jornalista e produtora cultural brasileira. Ela lidera projetos importantes na cultura do reggae e dos sistemas de som do Brasil, incluindo Mapa Sound System Brasil, Feminine Hi-Fi e Groovin Mood. Dani também é a fundadora do Her Vinyl Brasil, uma plataforma dedicada a explorar o papel da mulher na indústria do vinil no Brasil. É pratictioner no projeto Sonic Street Technologies na Goldsmiths, University of London. A seleção dá um mergulho em joias preciosas do reggae e dub brasileiro, dos anos 80 até os dias atuais.
3) Roots Reggae and Classic Dancehall with Charlie Dark
Desde seu tempo na Mo Wax Records com o Attica Blues nos anos 90, o subsequente contrato com a Sony e a infinidade de remixes e produções, o Deejaying está no centro de tudo o que o DJ Charlie Dark realiza. Atualmente, é conhecido como “o cara da corrida”, o fundador do coletivo de corrida urbana “Run Dem Crew” e um defensor da saúde mental e do bem-estar, além de todo o seu trabalho comunitário. Ele cresceu como um garoto do hip-hop hardcore que adora todas as músicas, mas Jazz, Funk, Soul, Reggae, House e Disco são seus primeiros amores. Desde a pandemia, Charlie passou a se dedicar ao rádio com seu programa semanal nas manhãs de sexta-feira na Worldwide FM e com a criação de sua própria estação na Internet, a Run Dem Radio. Uma plataforma para vozes não ouvidas, histórias não contadas e música para elevar a alma e uma homenagem às estações piratas que o colocaram em seu caminho todos esses anos atrás.
4) ’90s Reggae Dancehall Mix with Shubha G
Nascido em Katmandu e radicado em Londres, artista e técnico de som. Shubha G gravou com muitos músicos e produtores notáveis ao longo dos anos. Ele tem colaborado com o lendário Channel One em projetos desde 2011. A parceria culminou em uma mini turnê pela Ásia e incluiu um evento marcante em sua cidade natal, Kathmandu. Ele é seletor/operador da gravadora e sistema de som analógico de Hackney, Kingsland Ites. A gravadora tem três lançamentos em seu currículo e muitos outros em fase de preparação. Shubha adora os 45s. Ele continua a obter uma seleção impressionante de Reggae/Dancehall dos anos 80 e 90 diretamente da Jamaica. Aqui vemos Shubha G fazendo um mix de reggae dancehall “90s rude boy”… estritamente em 45s.
5) Father and Son Reggae Special: Dean Bryce B2B with Mr Rocksteady
Mr Rocksteady, um colaborador de longa data do Saxon Studio, se apresenta ao lado de seu filho, Dean Bryce, um renomado formador de opinião musical do Reino Unido, seletor e fundador visionário do Don’t Sleep. Dean Bryce e Mr. Rocksteady levam você a uma jornada pelos sons de Rocksteady, Studio One e Roots Reggae, misturando uma rica tapeçaria de estilos musicais em seu set.
6) Mellow and Sweet UK Lovers Rock with Yone
Yone nasceu em Kagoshima, no Japão, começou a colecionar vinis quando tinha 18 anos de idade e, depois disso, passou a tocar como DJ em Tóquio. Yone conta que teve um encontro muito natural com o Lovers Rock em Londres e decidiu mergulhar na procura por bons vinis de música Reggae.
7) Shakedown: Roots, Rocksteady and beyond with Ash Walker & GIN
Shakedown é um sistema de som liderado por mulheres que toca Lover’s Rock, Ska, Rocksteady, Dub, Dancehall e Jamaican Soul. Defendendo a voz feminina na música reggae, o coletivo busca preencher a lacuna e levar o som a um público moderno, quebrando as barreiras das gerações passadas e criando uma atmosfera de dancehall que seja inclusiva para todos, independentemente de gênero ou espiritualidade. Nesta edição, tocam Foundations Reggae, Rocksteady, soul jamaicano e alguns clássicos do Skinhead. A família Shakedown é formada por Gin, Ash Walker, Nzinga Soundz e Mc Mad-X.
8) An Intersection of Deep, Percussive Dubstep & Dub 2004-2024 with Mia Koden
Mia Koden, também conhecida como Sancha Ndeko, é uma produtora musical e DJ britânica e sul-sudanesa que mora no sul de Londres. Inicialmente, ela cresceu em Gana e na Nigéria, embalada pelo acervo de músicas de seus pais de todo o continente africano e de outros países, e em seus anos de formação no Reino Unido, fazia frequentes peregrinações a soundsystems em espaços onde se ouvia reggae roots, drum & bass e dubstep. Ndeko vem criando e defendendo a música eletrônica underground, enquanto constrói um arsenal de discos que atravessam muitos cantos sônicos do mundo.
9) Rhythms of Reggae from the ’60s to ’80s with Kaya M
Kaya M deixou uma grande marca com seus sets ousados, aprimorando os sons cheios de alma do rocksteady, ska e música stepper antiga. Todos os meses, ela apresenta um programa de rádio na Kane FM e trabalha como integrante de uma banda de estúdio para a gravadora Room in the Sky. As mensagens líricas apimentam seus pré-lançamentos exclusivos, à medida que ela conduz canções de libertação e música para elevação. Com base em ritmos da África Oriental, da Jamaica e do Caribe, Kaya M seleciona sons de selos como Studio One e a Phase One Records, destacando a Era de Ouro.
10) Dub, Roots and Lovers Rock with Haseeb Iqbal
Haseeb Iqbal é um DJ, radialista e escritor de Londres. É autor do livro ‘Noting Voices: Contemplating London’s Culture” publicado pela Rough Trade Books. Ele mapeia a conexão entre o espaço físico e a comunidade em sua cidade natal, explorada pelas lentes do ressurgimento do jazz em que ele cresceu. Nesta seleção, seus discos se baseiam na conexão entre a Jamaica e o Reino Unido desde os anos 70 até os dias de hoje, explorando diferentes linhas.
11) Foundation Roots Reggae with Danniella Dee
Danniella Dee é uma cantora/compositora, produtora e DJ de Coventry, Reino Unido. Ela é um terço da Sisters In Dub, um sistema de som coletivo de Roots Reggae + Dub liderado por mulheres. Danniella cresceu com a música Roots, e seu pai, Trevor ‘E.T. Rockers’ Evans, fundou o primeiro sistema de som de Coventry – Jah Baddis – nos anos 70, antes de se tornar DJ de turnê da lendária banda The Specials. Agora, Danniella continua com orgulho o legado do sistema de som de seu pai com a Sisters In Dub. Neste set, Danniella apresenta seus favoritos pessoais da era de ouro pioneira do Roots Reggae, entre 1975 e 1983.
12) A Journey into Reggae from Dub to Dancehall with Ras Jammy
Ras Jammy (Suns of Dub) é um produtor, DJ, curador e empresário nascido em Trinidad e Tobago, que gerencia uma comunidade de músicos, produtores e artistas sob o nome de ‘Suns of Dub’, que é sua gravadora e coletivo de apresentações focado na criação de uma experiência sonora única impulsionada por gêneros influenciados pelo dub, mesclando instrumentos ao vivo e ideias inovadoras. Em 2010, enquanto morava na Jamaica, Ras Jammy fundou o Suns of Dub, dominando o Dub em um formato new age e mantendo os elementos tradicionais do clássico Rockers Reggae Music. Desde então, lançou mais de 200 músicas na forma de mixtapes, EPs, compilações, singles e downloads, colaborando com os mundialmente renomados Major Lazer, Mighty Crown, Chronixx, Protoje, Mighty Crown, Toddla T, Jesse Royal, Akae Beka, Toddla T e muitos outros. Ras Jammy & Suns of Dub conseguiu conquistar os corações dos amantes do dub e dos bass heads em todo o mundo, como uma nova marca do Caribe, trabalhando consistentemente para promover a expansão de sua música em uma rede global de seguidores.
13) A Playlist of Brazilian Reggae Grooves with Batukizer
Batukizer é uma dupla de DJs de Copenhagem e Rio de Janeiro, que também são organizadores de festas e pesquisadores que se propõem a trazer sons tropicais novos e excitantes do passado. Neste set, apresentam uma onda de músicas de reggae no estilo brasileiro lançadas no Norte e Nordeste do Brasil. A maioria delas está em gravadoras independentes ou locais; são principalmente álbuns de vinil não digitalizados.
.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.