Brazilian Grooves: Carlos Dafé
Série nova aqui no Groovin Mood, o Brazilian Grooves traz o melhor da música da nossa terra. Todo o groove que o Brasil naturalmente tem pela voz dos maiores mestres da música nacional. Tá afim de saber? Então vem com a gente!
Carlos Dafé. Apesar de ser um dos maiores nomes da música brasileira, infelizmente é desconhecido por muitos, que no máximo ouviram falar dele “só de nome”.
Lenda do samba soul nacional, o carioca Dafé começou a frequentar o conservatório de música aos 12 anos de idade. Nascido em Vila Isabel (o berço de artistas de peso como Martinho da Vila), aprendeu com o pai – que era músico de choro – a tocar cavaquinho, bandolim e acordeom. Com apenas 10 anos de idade, tocava em rodas de choro, escondido do Juizado de Menores.
Trabalhou como cantor em boates do Rio e São Paulo nos anos 60, e na década seguinte adicionou elementos de soul às suas músicas. Seu primeiro trabalho gravado foi lançado em forma de compacto, em 1972, trazendo as canções “Venha Matar Saudades” e “Verônica”.
Ao lado de Tim Maia, Cassiano e Gerson King Combo, Carlos Dafé é considerado um dos maiores músicos de soul brazuca.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Oykr5C3-XJY]
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=FdmUXXXqMLc]
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=5EU0EiPxy0k]
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3C9KY7SungA]
(por Dani Pimenta)