A – Z: Hopeton Lewis

Compartilhe!

O fundador do rocksteady. Assim é considerado Hopeton Lewis, seguindo a versão de que a “culpa” da diminuição no ritmo das batidas do ska é dele. Versão ou não, foi assim, desacelerando o ritmo intenso do ska, que nasceu “Take it Easy”, o primeiro rocksteady de que se tem notícia.

O talento de Lewis deu o ar da graça quando o cantor tinha apenas seis anos, e participava de corais de igreja. Aos 15 anos, após o falecimento dos avós que o criavam, decidiu que a música seria seu sustento dali em diante. Formou o grupo The Regals, gravou pelo Studio One, e em seguida mudou para a Federal Recording Company, gravando lá o que seria o marco de sua carreira e também do rocksteady, “Take it Easy”, acompanhado por Lynn Taitt & The Jets.
Na década de 1970, após uma parceria com Glenmore Brown em alguns trabalhos, passou a ser vocalista no grupo Byron Lee & Dragonaires, onde permaneceu por quatro anos. No final dos anos 80, lançou seu próprio selo, Bay City Music, voltado para a música gospel, e de lá para cá gravou diversos álbuns com temática religiosa.
Hopeton Lewis tem hoje 62 anos, e é proprietário da Rockstone Music Productions, conglomerado que tem como subsidiárias a gravadora Songs 4Life Ministry, a distribuidora Caribbean Gospel Music, que produz a premiação Caribbean Gospel Music Award, a gravadora e distribuidoraBay City Music Distribution, e a Caribbean Gospel Jubilee Internet Radio. A empresa tem sede em Nova York, cidade onde vive o cantor.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ARuB_n2JoY4&w=420&h=315]
(por Dani Pimenta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *