Buguinha Dub comemora 10 anos do “Vitrola Adubada”, seu primeiro álbum
Conhecido pela sua arte do dub, uma técnica jamaicana de mixagem, o produtor musical Buguinha Dub está comemorando 10 anos do lançamento do seu primeiro álbum, o “Vitrola Adubada”, que foi o resultado de uma jam session de teste de um gravador de rolo Tascam que Buguinha tinha comprado na época.
São 10 faixas, das mais variadas influências com mixagens bem características de Buguinha. O álbum foi originalmente lançado no final de 2008 em formato SMD em 1 de Abril de 2009, pelo selo francês LibreCommeLair. Para comemorar a primeira década, o álbum será disponibilizado oficialmente em todas as plataformas digitais. O produtor também sai em turnê em Abril, passando por Curitiba (19/04), Florianópolis (20/04) e Belo Horizonte (27/04).
https://www.facebook.com/Adubando/videos/2312236959099704/
Ainda para este ano de comemoração, o produtor olidense está trabalhando em um próximo álbum, produzido em parceria com o RockersTime All Stars, reunião de músicos influentes na cena de reggae em PE – Dudu Lemos (ex-Caravana do Reggae e Mikahreggae – Guitarra), Erick Amorim (ex-Caravana do Reggae – Teclados), Ewerson Selector (Vietcong Promotion – Bateria) e João Falcão (Bantus Reggae – Baixo). Com o título de “Pernambuco Embaixo dos Pés”, trará 8 faixas para os amantes da música dub.
Buguinha Dub – A Arte do Dub Brasileiro
Para Buguinha Dub é difícil responder à clássica pergunta: quando foi que a música entrou em sua vida? Na realidade, Buguinha já nasceu na música através do seu pai Bugão, que mantinha a empresa Buga Som. Desde a infância, Buguinha literalmente conviveu entre equipamentos e caixas de som em Olinda. Está sempre contando as histórias de festas em que dormia dentro das caixas de som.
Naturalmente, o produtor foi desenvolvendo trabalhos com a música em Recife e Olinda nos clássicos anos 90 do movimento manguebeat. Depois mudou-se para São Paulo onde teve uma vivência intensa com a música e fundou o Studio Mundo Novo. Foi de lá que Buguinha começou a influenciar fortemente a música brasileira com suas mixes inspiradas na arte do dub, uma técnica de mixagem desenvolvida na Jamaica e que influenciou todo o mundo.
Sem dúvidas, Buguinha Dub é um dos principais produtores da música independente no Brasil. Ao longo de sua carreira, Buguinha colaborou com técnica em P.A., produção, mix, master com nomes como: Ponto de Equilíbrio, Mundo Livre S/A, Natiruts, Marinal Peralta, Planta & Raiz, Nação Zumbi, Racionais MC’s, Baiana System, Black Alien, Digitaldubs, Flora Matos e muitos outros.
Em 2008/2009, lançou o seu primeiro álbum, o Vitrola Adubada. Desde então, o produtor olindense gira pelo mundo mostrando a seu trabalho. Além de ter viajado pelo país de Norte a Sul, Buguinha também já esteve em Portugal, Espanha, Noruega e outros.
RockersTime e RockersTime All Stars
RockersTime é um selo pernambucano de reggae fundado por Jah Leo. Conectado com o reggae mundial, o selo já possui dois lançamentos em vinil 7″ que chegaram à America, Europa e Ásia através de mais de 10 países.
Agora o selo está se preparando para lançar artistas também nas plataformas digitais. Sua estréia será com Buguinha Dub, lançando o álbum “Vitrola Adubada”, que comemora 10 anos do seu lançamento original. Já o RockersTime All Stars é fruto da articulação de Jah Leo com músicos do reggae local.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
Dani Pimenta
Parabéns! Groovinmood persista!
Conheci Buguinha Dub no Xinxim da Baiana, saudoso. Apresentava meus mamulengos então. Teria como conseguir contato do BD? Uma idéia q.desejo opinião. E-mail? Zap? Velhatriz persiste. Grata, weracy.