Dekula Band: música congolesa tradicional com energia única!
A sensacional banda de origem congolesa Dekula Band é uma joia da música africana. Centrada em torno do lendário guitarrista Dekula Kahanga (que estava na orquestra de dança líder na Tanzânia durante os anos 70 e 80, a Orchestra Maquis Original), esta banda africana (atualmente sediada na Suécia) tem galgado os degraus da popularidade nos últimos anos, passando por noites em clubes underground ou em grandes palcos de celebrados festivais de jazz.
Dekula Kahanga e o vocal Gaby são do Congo. Juntos com os outros membros, vindos do Quênia, Uganda, Senegal e Suécia, todos trazem suas influências especiais para o estilo contagiante e hipnótico de soukous (ritmo originalmente originado no Congo belga e Congo francês durante a década de 1930 e início de 1940, e que ganhou popularidade por toda a África).
Em 2019, eles finalmente entraram em um estúdio de gravação para documentar um pouco de sua magia. As seis faixas formaram seu álbum de estreia – o elogiado pela crítica “Opika”, um disco cheio de energia, diversão e graça.
Ouça o novo single da banda, “Coltan Sounds”
“Temos que dançar e manter nosso ânimo. No entanto, as letras são sobre os graves problemas e a situação em nosso país natal, o Congo. O coltan é um mineral, como o ouro. No Congo, eles o usam para produzir telefones celulares. Há militares da ONU lá para manter a paz e evitar conflitos sobre isso, mas ultimamente os militares da ONU têm feito negócios com a venda de coltan. Portanto, nossa mensagem na música é: Monusco (ONU) saia da RDC (República Democrática do Congo), não queremos mais genocídios sob sua supervisão. Sua missão era manter a paz, infelizmente está se transformando em roubo”, explica o líder da banda.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.