Tom Zé em versões ska e dub: ouça as releituras do clássico “A Babá”

Compartilhe!

 

Joey Altruda, músico e compositor norte-americano, lançou hoje o clássico da MPB “A Babá” em duas versões inéditas, Heavy Dub Reggae e Ska, pelo selo Avocaudo Records. A mixagem é de Victor Rice.

“Escolhi A Babá por vários motivos, um deles porque foi a primeira música do Tom Zé que ouvi, depois de encontrar o compacto original.”, revela Joey.

Composta originalmente em 1972, “A Babá” nasceu da união das lembranças de cantigas de roda, a ideia da dinamite na cabeça do século e a figura do capitalista famoso Rockfeller. Ingredientes que só fazem sentido depois de processados na mente criativa do mestre Tom Zé

“Igualmente importante para mim é o conteúdo da letra dessa música e como ela é relevante para o estado atual do mundo. A versão original foi lançada durante a era da ditadura do Brasil e acho isso bastante profético. É importante para mim ter essas letras revividas em uma versão recém-gravada, como uma observação cultural e uma declaração sobre a atualidade. ”, explica Joey

Na melodia original, um misto de quase choro com samba paulistano. Trazer a canção para o universo dos sons da Jamaica foi um caminho natural para Joey Altruda. “Adorei toda a vibração da música e vi o potencial óbvio de fazer uma versão Ska disso por causa de sua melodia, progressão de acordes e andamento. ”

 

Joey Altruda me consultou, a respeito de aplicar à música um ritmo jamaicano e fiquei surpreso, de modo positivo, pelo interesse de ele, lá tão longe, no exterior querer gravá-la. ”, disse Tom Zé sobre a proposta inesperada de trazer “A Babá” de volta à vida. Para realizar essa repaginada, Joey se cercou dos melhores. Uniu um time de peso com Marlon Sette, Dadi Carvalho, Kassin e Daniel Maia, no lado brasileiro da produção. Do lado internacional, nomes como Roger Rivas (Aggrolites). 

Joey é enfático ao falar de Tom Zé: “Sua música nos faz pensar. Seu intelecto combinado com humor irreverente nas letras são declarações sociais profundas, e a arquitetura musical que ele cria é enigmática e exclusivamente sua. Cada música é uma impressão digital musical. ” 

Sobre o resultado final, Tom Zé declara: “Não me ocorre dar palpites a respeito. “Quem gaba o toco é a coruja.”  Fiquei muito satisfeito.”

Eternizada em vinil

De olho no número crescente de pessoas interessadas em mídias físicas, Joey Altruda vai produzir uma edição especial com as duas versões de “A Babá” em vinil 45, o famoso compacto. Uma campanha já está no ar arrecadando interessados em adquirir a raridade. A meta é alcançar 1000 inscritos para dar início à prensagem dos discos. Confira aqui.

 

Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify! 😊🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *