Yaadcore, Jah9 e Subatomic Sound System reinventam “Police in Helicopter”

Compartilhe!

 

 

Subatomic Sound System

As estrelas jamaicanas Jah9 e Yaadcore se uniram ao Subatomic Sound System, de Nova York, para uma versão século 21 do hino “Police in Helicopter”, de John Holt. A faixa já está disponível em todos as plataformas através da Yard Birdz Records, de Houston.

Gravada em 1982 com o Roots Radics no lendário estúdio Channel One da Jamaica “Police in Helicopter” é uma das canções de protesto por excelência dentro da música reggae.

É uma resposta de John Holt à campanha financiada pela CIA pela polícia jamaicana para erradicar a maconha na ilha – que envolvia atear fogo em campos de maconha.

Com o objetivo de apresentar este clássico a uma nova geração, a Yard Birdz Records procurou o Subatomic Sound System para recriar o riddim original com a linguagem do século 21.

O resultado é um riddim avançado, no futuro, no estilo dubwise do aclamado álbum “Super Ape Returns to Conquer” da Subatomic com Lee Perry.

 

Yaadcore

O hino da ganja chega bem a tempo para o dia 20 de abril – o Weed´s Day/Dia Mundial da Maconha, que a cada ano avança mais nos debates sobre a pauta da legalização no mundo.

Jah9, gravando de sua nova casa em Dar es Salaam, na Tanzânia, traz novas vibrações às letras originais de Holt, com seu estilo vocal característico que evoca um tom profundo, espiritualizado e poderoso. Conhecida por sua música poética de protesto, a performance de Jah9 demonstra por que seu som único abriu o caminho para uma nova geração absolutamente potente de mulheres no reggae.

Yaadcore, que recentemente se reinventou como vocalista depois de ser durante muitos anos o DJ de Protoje, aumenta o calor na plantação com versos totalmente novos na música, que abordam a indústria da cannabis de hoje em um estilo que conecta DJs de fundação como Yellowman e U-Roy à era do dancehall de hoje.

Jah9

O percussionista do Subatomic Sound System e lenda jamaicana Larry McDonald, um jovem de 84 anos cheio de energia, traz uma vida inteira de herança na participação da criação do reggae, tendo trabalhado com todos os grandes nomes, de Count Ossie a Bob Marley e Peter Tosh a Gil Scott-Heron. Ele toca congas, bateria nyabinghi e percussão, adicionando novos ritmos africanos ausentes da melodia original.

“O refrão dessa música foi um grito de guerra em meu coração desde que a ouvi pela primeira vez”, diz Jah9. “Como alguém intimamente envolvida  com o uso desta erva como um símbolo de desafio, mas mais importante como uma ferramenta poderosa de cura, estou honrada em adicionar minha voz para trazê-la para uma nova geração.”

 

 

Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Instagram, FacebookMixcloud e Spotify! 😊🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *