Radar African Beats #22: novidades do continente africano
A Radar African Beats é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana. Rap, blues, soul, R&B, afrobeats, afropop e muito mais!
Dá o play nas novidades da semana – é a última lista de 2021! Nos vemos logo ali em 2022. 🙂
Jayn Phoenix – Korobar
A nigeriana Jayn Phoenix traz seu novo single “Korobar”, um afro pop futurista e melódico que faz a base para sua voz suave e potente ao mesmo tempo. “Korobar” sucede seus singles anteriores, “Igboro’ (2018) e “My Case” (2017).
Docteur Jockey / Orchestre Patengue – GBAKA’AFRO
“Gba’akafro” significa pigmeu em baka (Baka é um grupo de dialetos de línguas Ubangianas faladas pelos pigmeus Baka dos Camarões e Gabão). A música da Orchestre Patengue, com participação de Roxane Zimmerman, conta a história de um casal pigmeu que não quer perder sua identidade. Acostumados a dormir em sua cabana tradicional, eles se sente incomodados nos hotéis de luxo da cidade grande e pensam em suas origens e cultura.
Arielle Diba – Africa wins tonight
A artista de origem camaronesa Arielle Diba acaba de lançar seu mais novo single, “Africa Wins Tonight”, uma potente canção com influências de afrohouse. “Essa música é um hino para mim, um hino à beleza e diversidade dos povos africanos, em homenagem à Copa das Nações do Futebol Africano, que acontecerá em janeiro de 2022 em Camarões”, explica a artista.
Andreia – Nha Mundo
A cantora caboverdiana Andreia lança um profundo single chamado “Nha Mundo”, que passeia por influências caribenhas como o dancehall e também em ritmos como a kizomba. Mesmo dançante, a letra é melancólica e fala sobre a perda de uma pessoa muito querida.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.