15 documentários nacionais sobre reggae/sound system pra assistir online

Compartilhe!

.

(artigo original publicado em 2019 e atualizado em março de 2024)

 

A documentação audiovisual do reggae e da cultura sound system no Brasil ainda caminha no step by step, mas de uns anos pra cá a coisa ferveu bastante e trouxe ao público um material muito interessante, com narrativas diversificadas e pontos de vista únicos.

Abaixo uma lista com 15 documentários e mini docs sobre o cenário reggae no Brasil, incluindo as bandas, os sound systems, as radiolas e tudo mais que compõe essa maravilha de cultura que a gente ama.

Para assistir clique no título do filme. Enjoy!

Uma Breve História Sobre o Sound System (2023 | Brasil | 107 minutos)

Surgido na Jamaica, mas com raízes em África, se estendendo na Europa e EUA, o Sound System chega ao Brasil pelo Nordeste, mas logo toma conta de São Paulo. Neste documentário, contado por quem faz parte do movimento, veremos os bastidores de sua ascensão até os dias atuais, na principal capital do país. Existem diversas histórias sobre a música Reggae, e essa é “Uma Breve História sobre o Sound System”. O documentário está disponivel para assistir gratuitamente, através do app SPCINE PLAY, basta fazer o login e se cadastrar.

 

FYA – Um Filme Remix Sobre o Dancehall de Quebrada (2018 | Brasil | 10 minutos)

O filme, guiado por Emcee Lê, um dos principais nomes da nova geração do dancehall brasileiro, mergulha o espectador em uma viagem estética e musical pela realidade cotidiana dos agitadores e do público dos bailes. Direção: Guilherme Nasser.

 

House Sounds (2017 I Brasil I 17 minutos)

Dois manos da periferia de São Paulo são os responsáveis por divulgar a cultura do Soundsystem nas quebradas da cidade. Aqui, eles mostram as dificuldades do processo de construção do sistema e as influências da música jamaicana em suas vidas. Direção: Bruno Ramos.

 

Grave Na Caixa! O Sound System de Kingston a SP (2016 I Brasil I 15 minutos)

Grave Na Caixa! é um mini documentário sobre a cultura Sound System, que mostra algumas características dessa cultura e como ela vem se propagando pelo estado, por meio de depoimentos de alguns dos principais personagens na construção e divulgação do movimento em São Paulo.  Direção: Anderson Peixoto.

 

Tribo do Reggae  – A Era de Ouro do Ritmo no Maranhão (2019 I Brasil I 19 minutos)

Em formato de série, com previsão de 5 episódios – o primeiro já está no ar no link acima  e o segundo neste link aqui – o documentário conta a história da banda Tribo de Jah e o início do reggae no Maranhão. Direção: Beto Matuck.

 

Documentário Reggae: Filhos de Jah (2003 I Brasil I 24 minutos)

Registro de um programa de TV produzido pelo Canal Universitário de São Paulo em 2003. Um dos primeiros registros do projeto Filme Zero. Direção: Renato Filme Zero.

 

Orquestra Reggae de Cachoeira com Fabrício Mota (2018 I Brasil I 11 minutos)

“Quando a gente escolhe fazer reggae, a gente escolhe mexer com a história da humanidade.” Talk com o músico Fabrício Mota para a Orquestra Reggae de Cachoeira, a Alpha Boys School brasileira. Por Laboratório Musical ORC.

 

A Jamaica Brasileira (2004 I Brasil I 34 minutos)

Documentário sobre o reggae, seus personagens locais e sua importância em São Luís – MA. Dividido em três partes (parte 1 no link acima; parte 2 aqui e parte 3 aqui). Direção: Gleyser Azevedo.

 

Mozziyah Hi-Fi (2017 I Brasil I 57 minutos)

O documentário foi produzido em São Paulo – SP durante os anos de 2016 e 2017 e conta a história da equipe de som formada em 2012 na cidade de São Bernardo do Campo – SP.

 

Sound System Experience (2017 I Brasil I 21 minutos)

Documentário realizado na Oficina Documentário Musical no Reggart 2016, em Fortaleza – Ceará. Orientado por Victor Rasga e Lua Alencar.

 

J*Z Sound System (2018 I Brasil I 8 minutos)

Mini documentário sobre o J*Z Sound System, equipe de Mauá (SP), feito pelas alunas do curso Publicidade & Propaganda da Faculdade USCS, Leticia Castilho, Nadia Strumillo, Giovana Santana.

 

Ba-Boom Turnê Jamaica 2012 (2013 I Brasil I 91 minutos)

A banda do ABC paulista passa por Ocho Rios e Kingston, tocando em praças públicas, teatros, escolas e casas de show, além da troca de experiências com o povo local. Grandes nomes da música jamaicana aparecem nesse caminho, como a banda Fab 5, o grupo Nexus Performing Art, os cantores Dre & KJ, a Jamaica Big Band, os percussionistas Ouida Lewis e Calvin Mitchell, o grupo Akwaaba Drummers, a Energy Plus Mento Band, os jazzista Marjorie Whylie a cantora e organizadora do festival, Myrna Hague e muitos outros. Direção: André Silvério.

 

In Memoria Johnny B. Good (2012 I Brasil I 11 minutos)

Documentário com depoimentos do lendário Johnny B. Good, um dos maiores apoiadores do reggae nacional das últimas décadas e figura emblemática da cultura. Direção: Renato Filme Zero.

 

Banda Jah I Ras – Música e Vida Rastafari (2009 I Brasil I 51 minutos)

Documentário sobre o trabalho da banda Jah I Ras, que une reggae music e doutrina rastafari em suas mensagens e composições. Direção: Vitor Silgueiro.

 

Freedom Bar Canoa Quebrada (2018 l Brasil l 27 minutos)

Conta a história do Freedom Bar Canoa Quebrada, local de grande importância e relevância na movimentação do reggae no Brasil e que está em atividade há quase duas décadas. Direção: InGoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *